


As linhas de pesquisa do NIPol buscam o desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos de polimerização e modificação de materiais poliméricos, visando diferentes aplicações.
Atualmente, são mantidas quatro linhas de pesquisa no grupo, desenvolvidas por alunos de mestrado e iniciação científica e financiadas pelas agências de fomento CAPES, CNPq e FAPESC.
APLICAÇÕES DO PLASMA NA MODIFICAÇÃO DE POLÍMEROS
Estuda-se a funcionalização de superfícies através de plasma frio com a intenção de criar "âncoras " para a deposição de filmes poliméricos condutores mais aderentes. A intenção destes estudos é a obtenção de materiais mais eficientes para aplicações de polímeros condutores em dispositivos eletro-eletrônicos, como baterias, supercapacitores, células solares e sensores.
ENCAPSULAÇÃO MOLECULAR E SISTEMAS DE AUTORREGENERAÇÃO
Produção de microcápsulas ocas e seu preenchimento com iniciadores ou monômeros utilizados em resinas dentais. O objetivo é a produção de materiais com a capacidade de autorregenação, onde, no caso do surgimento de trincas no material, a presença das microcapsulas irá reiniciar o processo de polimerização, regenerando o compósito dental e conferindo maior longevidade às restaurações dentais
PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS CONDUTORES
Compatibilização de polímeros condutores (polianilina e polipirrol) com polímeros de uso comum para a obtenção de materiais compósitos com propriedades condutoras elétricas e a possibilidade de produção em grande escala. Estuda-se a interação entre as cadeias dos polímeros condutores com as demais matrizes poliméricas para a obtenção de filme eficientes na aplicação como sensores, proteção à corrosão e em blindagem eletromagnética.
BIOPOLÍMEROS
Estudo das propriedades mecânicas, elétricas, morfológicas e de degradação de polímeros biodegradáveis e demais matrizes de aplicações biomédicas. Desenvolvimento de compósitos e blendas com propriedades melhoradas para aplicações biomédicas, embalagens inteligentes, entre outras.